EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Cultura Acheuliana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cultura Acheuliana

Mensagem por Amunherkhepeshef em 19th Outubro 2014, 4:10 pm

Bifacial acheulense.

A cultura acheuliana (1 700 000 — 100 000 AP*) foi, segundo Phillipson "um dos fenômenos mais notáveis e menos compreendidos da pré-história mundial". Possivelmente o Egito teve um importante papel na dissipação dos hominídeos pelos demais continentes devido sua função como ponte terrestre: "por causa de sua posição geográfica, o Egito certamente serviu como um canal importante para os primeiros humanos que migram da África Oriental (...) infelizmente, apenas uma evidência muito escassa desse evento está disponível e, pior ainda, não pode ser datado". A evidência mais antiga da presença acheuliana no Egito remonta a 700.000 AP em Abu Simbel; possivelmente, como supõe Midant-Reynes, tais hominídeos chegaram a região para aproveitar os recursos oferecidos pelo rio: "levados a mercê das estações do ano e eventos climáticos, esses pequenos grupos de caçadores-recoletores eram capazes de cobrir várias centenas de quilômetros a cada ano na trilha das grandes manadas, dedicando-se à produção de ferramentas bifaciais". O período acheuliano findou no Egito em torno de 250.000 AP como consequência da deterioração das condições climáticas.

Durante toda a existência desta cultura há evidente predomínio de uniformidade na manufatura de ferramentas líticas: "A imutabilidade do acheulense tem nenhum protótipo real em nosso mundo, e provavelmente tem algo a ver com as capacidades cognitivas dos próprios hominídeos. Parece que eles podem ter dependido pesadamente do aprendizado em sua tecnologia, mais isso pode ter sido e grande parte por meio da imitação, sem muita ênfase na inovação"; "Apesar da aparente uniformidade das indústrias líticas acheulianas, há boas razões para acreditar que este longo período durante o qual foi uma evolução dos comportamentos humanos importantes ocorreu nos campos conceptual, linguístico, social e organizacional". Sua indústria lítica, baseada em rochas ígneas, quartzito e esporadicamente sílex, tinha como principais formas lâminas bifaciais para fabricação de machados, picaretas, machadinhas e cutelos. Os sítios do períodos localizam-se em antigas fontes de água ou em regiões com matéria-prima disponível; as mais antigas evidências de moradias acheulianas localizam-se na fronteira entre Sudão e Egito, no sítio de Arkin 8 em Wadi Halfa.


*AP = Antes do Presente.



"Keep your eyes on the stars, and your feet on the ground."
Theodore Roosevelt
Administrador
avatar
Amunherkhepeshef
Administrador

Masculino
Mensagens : 125
Reputação : 29
Idade : 25
Data de inscrição : 07/05/2013
Pensativo

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://www.egiptologiabrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum