EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Conquista sassânida do Egito

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conquista sassânida do Egito

Mensagem por Amunherkhepeshef em 19th Outubro 2014, 6:24 pm

Bandeira de Império Sassânida

A Conquista sassânida do Egito foi uma das campanhas da guerra bizantino-sassânida de 602-628 realizada entre 618 e 621 e que terminou com a vitória dos sassânidas, que conquistaram a Diocese do Egito e ocuparam a província. A queda de Alexandria, a capital do Egito romano foi um dos grandes eventos da campanha liderada pelo grande general persa Sharbaraz.


Contexto

O xá persa Cosroes II se aproveitou dos conflitos internos do Império Bizantino depois do golpe que derrubou o imperador Maurício e colocou Focas no trono para atacar as províncias romanas no oriente. Em 615, os persas já haviam expulsado os bizantinos do norte da Mesopotâmia, Síria e da Palestina. Determinado a erradicar o jugo romano na Ásia, Cosroes se voltou para a mais rica província oriental, o Egito, que era também o grande celeiro de grãos do império.


Queda do Egito

A invasão persa do Egito começou em 617 ou 618, mas pouco se sabe dos detalhes, pois na época o Egito estava praticamente isolado do resto do império. O exército persa marchou direto para Alexandria, onde o governador Nicetas, o primo de Heráclio, não conseguiu montar uma defesa eficaz. Ele e o patriarca calcedoniano de Alexandria, João V, fugiram para Chipre. De acordo com a "Crônica Cuzistã", Alexandria teria sido traída para os persas por um tal de Pedro em junho de 619.

Depois da queda da capital, os persas gradualmente estenderam seu controle para o sul, seguindo o curso do Nilo. As parcas operações de resistência mantiveram o exército ocupado, mas já em 621 a província estava sob controle.


Consequências

O Egito permaneceria nas mãos dos persas por dez anos, governada a partir de Alexandria pelo general Sharbaraz. Agora seguro no trono, Heráclio conseguiu reverter a situação e derrotou Cosroes, que ordenou que Sharbaraz se retirasse do Egito. Quando ele se recusou, Heráclio inteligentemente ofereceu-se para ajudar o general a tomar para si o governo persa, semeando a desunião entre os persas. Eles chegaram num acordo e, no verão de 629, as tropas invasoras começaram a deixar o Egito.



"Keep your eyes on the stars, and your feet on the ground."
Theodore Roosevelt
Administrador
avatar
Amunherkhepeshef
Administrador

Masculino
Mensagens : 125
Reputação : 29
Idade : 25
Data de inscrição : 07/05/2013
Pensativo

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://www.egiptologiabrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum