EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Ptolomeu VI Philometor (Dinastia Ptolomaica)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ptolomeu VI Philometor (Dinastia Ptolomaica)

Mensagem por Carlinhos Suzin ® em 20th Outubro 2014, 8:39 am


Fragmento de dedicatória a Ptolomeu VI encontrado em Horbeit 1907


Ptolomeu VI Philometor - após a morte de seu pai, Ptolomeu V, quem ficou como regente foi sua mãe Cleópatra filha de Antiochus III o Grande. Ptolomeu VI era muito criança ainda. Logo depois, sua mãe faleceu e dois espertos conselheiros, tomaram conta do herdeiro como aconteceu com seu pai quando criança. Um eunuco, Eulaeus e um ex-escravo sírio Lenaeus se apropriaram do governo e assumiram o lugar de regentes.

Quando de fato ocupou o trono, ele tomou o nome de Iwa-en-netjerwy-per Setep-en-Ptah-khepri Ir-maat-en-amun-re, que significa, Herdeiro das (duas) casas dos deuses, Escolhido de Ptah, A verdade é a forma de Amon-Ra.

Casou-se com sua irmã, outra Cleópatra (II) e tomou como co-regente, seu irmão, Ptolomeu VII Euergetes II.

Quando Antiochus IV entrou pelo Delta do Egito com suas tropas e cercou as muralhas de Alexandria, o jovem rei precisou pedir ajuda a Roma. Esse foi o primeiro passo dado para ficar sempre dependente. A partir desse momento, o Egito estava sujeito às ordens de Roma para, em troca poder contar com suporte militar.

Foi decidido que Ptolomeu Philometor reinaria na velha capital, Mênfis (protegido por Antiochus), enquanto que seu irmão Eugertes, pediu ajuda a Roma e passou a reinar em Alexandria ao lado de sua irmã. O fato é que a força de Antiochus ainda era grande dentro do Egito.

A situação já era insustentável quando Roma enviou os representantes do Senado para confrontar Antiochus IV. Mandaram-no abandonar o Egito e ele não teve saída senão concordar com as ordens, afinal Roma era a maior potência na época.

A situação entre os dois irmãos se tornou impossível, Ptolomeu VI não conseguia mais suportar as maquinações do irmão. Assim, ele foi para Chipre onde formou uma base, a espera de solução. Em Alexandria, pediam seu retorno.

Assim, com a mediação de Roma, os dois irmãos resolveram que Ptolomeu VI ficaria com o Egito enquanto seu irmão ficaria com a província da Cirenaica. Ainda assim as confusões entre os dois prosseguiram a ponto de Ptolomeu VI tentar assassinar o irmão, o que não conseguiu.

Finalmente, talvez com medo da reação de Roma, Ptolomeu VI ofereceu sua filha Cleópatra Thea como esposa para seu irmão.

Ptolomeu foi ferido numa batalha e faleceu dois dias depois. Provavelmente foi sepultado em Alexandria. Sua viúva Cleópatra II ficou em Alexandria como regente do herdeiro Ptolomeu VII Neos Philopator.
Membro Honorário
avatar
Carlinhos Suzin ®
Membro Honorário

Masculino
Mensagens : 82
Reputação : 9
Idade : 14
Data de inscrição : 04/10/2014
Inspirado

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://asantigascv.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum