EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


[Tópico Exclusivo] Heavy metal e suas vertentes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Único [Tópico Exclusivo] Heavy metal e suas vertentes

Mensagem por Amunherkhepeshef em 22nd Outubro 2014, 12:00 am


O heavy metal (muitas vezes referido apenas como metal) é um gênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, no Reino Unido e nos Estados Unidos, tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico. O gênero foi muito popular nos anos 80 e atualmente tornou-se bastante segmentado, porém não menos importante, já que possui legiões de fãs em todo o mundo, independentemente do espaço ocupado em rádio e mídia em geral. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema, em termos de volume, e teatralidade".

As primeiras bandas a esboçar a forma musical que posteriormente seria chamada de heavy metal foram Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, que levaram a outro patamar as inovações técnicas iniciadas por Jimi Hendrix. Dentre suas principais contribuições, fizeram constante o uso do timbre saturado e distorcido dos amplificadores, das cordas graves da guitarra para a criação de riffs e a exploração de sonoridades em tons menores, que davam um ar sombrio às composições. O acompanhamento da guitarra colada ao baixo e ao bumbo da bateria, vocais agudos e dramáticos e letras de teor mórbido ou cruel foram, também, aos poucos, sendo incorporados. Sobretudo a essas novidades, tais bandas não podem ser consideradas puramente heavy metal, por conta de outras influências vigorosamente encontradas em sua discografia, como jazz, folk, country e música erudita. Ressalta-se também que essa grande diversidade musical permitia a condição de solista a cada um de seus instrumentistas. Além disso vinculam-se ao final dos anos 60, época de grande liberdade criativa, em que o blues rock flertava com novos horizontes e o mercado musical encontrava-se em franca evolução, ainda longe de pré-conceitos ou dogmas comerciais. Pode-se, ainda, creditar à Alice Cooper, pioneiro na utilização de elementos teatrais em suas apresentações, como maquiagem, guilhotina, cobras e adagas, a inspiração para o visual posteriormente adotado por muitas bandas de metal.

Entre meados da década de 1970 e início dos anos 80, coube à banda Judas Priest catalizar as influências acima descritas, dando a forma definitiva ao gênero, da maneira como o conhecemos hoje, suprimindo muito da influência do blues presente nas inovações do trio Zeppelin / Purple / Sabbath e introduzindo outros conceitos, como duas guitarras extremamente distorcidas, linhas melódicas inspiradas na música erudita e vocais operísticos, abusando dos registros agudos. No conceito visual o Judas Priest também inovou. Influenciado pela onda do punk rock, passou a utilizar roupas pretas, jaquetas em couro com detalhes rebitados e uma moto Harley Davidson, que na turnê do álbum British Steel, terminava chicoteada ao final da apresentação. Na mesma época, também influenciado pelo punk rock, o Motörhead introduzia agressividade e fúria às linhas da bateria, utilizando pedal duplo nos bumbos, contrabaixo distorcido e vocais guturais. Outras bandas seguiriam pelo mesmo caminho, proporcionando o surgimento da "New Wave of British Heavy Metal", que teve como maior expoente o Iron Maiden, cuja contribuição ao gênero se deu em função das brilhantes capas de seus discos e da imensa parafernália visual de seus shows, chegando ao auge em 1985, como a principal banda do planeta, na turnê do álbum Living After Death. Com a imensa projeção do gênero nos anos 80 diversas bandas passaram a ser consideradas heavy metal, ainda que estivessem mais orientadas ao mercado pop, como Van Halen e Bon Jovi. A grande legião de fãs no mundo todo é conhecida por "metalheads" , "headbangers" , ou "metaleiros", como passaram a ser chamados pela imprensa brasileira após o Rock in Rio de 1985.

Durante a década de 1980 o glam metal tornou-se uma grande força comercial, com grupos como Mötley Crüe, já o Underground produziu cenas mais extremas e estilos agressivos, como o thrash metal, que trouxe à luz bandas como Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, enquanto outros estilos como o death metal e o black metal permaneceram como fenômenos da subcultura do metal. Nos anos 1980 surgiu ainda o power metal, com as bandas Helloween e Blind Guardian.

Desde a metade da década de 1990, outros estilos surgiram, como o alternative metal e outras vertentes, como industrial metal, rap metal e nu metal, incorporando elementos do hip hop e do funk. Já metalcore combina hardcore punk com metal extremo e o metal progressivo melódico é o estilo que mais vêm se firmando em vários países, especialmente no Brasil, como gênero mais popular, em função da grande influência exercida pelos norte-americanos do Dream Theater sobre diversas bandas brasileiras.


 
Portal do Heavy Metal: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Heavy_metal
Sintam-se a vontade para postar sobre bandas, curiosidades sobre as vertentes do metal, enfim.  Chá



"Keep your eyes on the stars, and your feet on the ground."
Theodore Roosevelt
Administrador
avatar
Amunherkhepeshef
Administrador

Masculino
Mensagens : 125
Reputação : 29
Idade : 25
Data de inscrição : 07/05/2013
Pensativo

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://www.egiptologiabrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum