EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Amun-her-Khepeshef

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amun-her-Khepeshef

Mensagem por Amunherkhepeshef em 22nd Outubro 2014, 5:10 pm


Amon-her-khepeshef ou Amonhirkhopshef ou ainda Amon-her-wenemef foi o primeiro filho do faraó Ramsés II com a Rainha Nefertari, e primeiro príncipe na linha de sucessão ao trono egípcio.

Não confundir com:

  1.  Amun-her-khepeshef; Filho de Ramsés III.
  2.  Amenherkhepshef; Filho de Ramsés IV.


Quando o príncipe Amon-her-khepeshef nasceu, Ramsés II ainda era co-regente no governo de seu avô, o faraó Seti I. Seu nome era originalmente Amon-her-wenemef, que significa:"Amon está com seu braço direito", mais tarde, nos primeiros anos do reinado de seu pai, Ramsés II, seu nome foi substituído por Amon-her-khepeshef que por sua vez significa:"Amon está com o braço forte". Ele aparentemente mudou seu nome uma terceira vez, por volta do ano 20 de reinado de Ramsés II, para "Seth-her-khepeshef", acreditava-se que esse seria o nome de outro filho de Ramsés II.


Reconstrução da cabeça do príncipe,
 baseado no crânio encontrado na tumba. [Discovery]

Amon-her-khepeshef foi o príncipe herdeiro da coroa egípcia pelos primeiros vinte e cinco anos de reinado de Ramsés II, mas eventualmente morreu antes de reinar, no ano 25 do reinado de Ramsés II. Ramsés B foi o filho mais velho de Ramsés II que sucederia o trono do Egito depois de Amon-her-khepeshef, ele também ficou por cerca de 25 anos na espera para reinar (do ano 25 até o ano 50 do reinado de Ramsés II), mas como Ramsés II superou todas as expectativas de vida, esse filho também morreu antes de subir ao trono. Merenptah, o décimo terceiro filho de Ramsés II, assumiria o trono do Egito no ano 67 do reinado de Ramsés II.

Amon-her-khepeshef, como herdeiro do trono conseguiu vários títulos. Alguns deles eram únicos como:"Comandante das Tropas", "Confidente Efetivo" e "Filho mais velho do Rei de seu Corpo". Alguns outros títulos foram compartilhados com outros príncipes proeminentes como "Portador de leques na mão direita do rei" e "Escriba Real". Seus títulos indicavam que ele possuía uma alta posição no exército egípcio, e de acordo com algumas inscrições em relevos, ele e seu meio irmão mais novo,  Khaemwaset, travaram as batalhas de Kadesh e várias campanhas na Núbia (ou pelo menos acompanharam Ramsés II nessas batalhas). Ele aparece em um mural no templo de Beit we-Wali, Amon-her-khepeshef foi envolvido em uma troca diplomática com os Hititas, logo após o ano 21 do reinado de Ramsés II, em um tratado de paz entre egípcios e hititas.

Estátuas e relevos de Amon-her-khepeshef aparecem no famoso templo de Ramsés II, no complexo de Abu Simbel, também aparecem em Luxor, no Ramesseum e no templo do avô de Amon-her-khepeshef, o rei Seti I, em Abidos. Ele foi representado com seu pai laçando um boi no templo de Abidos (imagem acima), ele também aparece frequentemente nas estátuas de Ramsés II.

Amon-her-khepeshef morre por volta do ano 25 do reinado de Ramsés II. O que se sabe dele é que ele teve uma esposa também chamada Nefertari (mesmo nome de sua mãe) - que poderia ser idêntica à filha de Ramsés II, Nefertari, possivelmente, também era uma filha de Ramsés II com a rainha Nefertari - e um filho chamado Seti. O próximo herdeiro do trono egípcio foi seu meio-irmão Ramsés, o mais velho filho da Rainha Isetnofret. Amon-her-khepeshef foi enterrado na tumba KV5, no Vale dos Reis, em uma grande tumba construída para os filhos de Ramsés II. Seu enterro foi, aparentemente, inspecionado no ano 53 de Ramsés II.

Plano da Tumba KV5 no Vale dos Reis, pertencente aos filhos de Ramsés II

Na tumba foram encontrados alguns objetos, incluindo vasos canopos com o nome do príncipe Amon-her-khepeshef contendo suas vísceras, também foram encontradas quatro ossadas do sexo masculino, incluindo um crânio com uma grande fratura, que aparentemente foi feita por uma clava.

Para quem se interessou na leitura, complemento:
http://mathcs.slu.edu/~bart/egyptianhtml/kings%20and%20Queens/Ramses-II.html
http://www.nbcnews.com/id/6614215/ns/technology_and_science-science/t/pharaohs-firstborn-son-resurrected/#.UlQYPhBELIg



"Keep your eyes on the stars, and your feet on the ground."
Theodore Roosevelt
Administrador
avatar
Amunherkhepeshef
Administrador

Masculino
Mensagens : 125
Reputação : 29
Idade : 25
Data de inscrição : 07/05/2013
Pensativo

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://www.egiptologiabrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Amun-her-Khepeshef

Mensagem por Luise Rodrigues em 22nd Novembro 2014, 3:52 pm

Não confundir com:

Amun-her-khepeshef; Filho de Ramsés III.
Amenherkhepshef; Filho de Ramsés IV.

Lendo no "rapidão" a primeira coisa que eu fiz foi confundir! Muito Feliz
Mas com tantos nomes parecidos né...
Interessante que, o primeiro contato que tive com a história egípcia, foi com uma reportagem que falava sobre a tumba dos filhos de Ramsés II! Faraó Extravasante E como o Ramsés II conseguiu viver tanto né? O velhinho duro na queda ele... Faraó com dúvidas


Luíse de Oliveira Rodrigues/Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Ciências Humanas
- Licenciada em História UFPEL 2013/2 - Bacharela em História UFPEL 2015/2 -
Colaborador
avatar
Luise Rodrigues
Colaborador

Feminino
Mensagens : 90
Reputação : 7
Idade : 27
Data de inscrição : 05/10/2014
Nerd

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://imperiodetutankhamon.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum