EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Ramsés II - Usermaatresetepenre (XIXª Dinastia)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ramsés II - Usermaatresetepenre (XIXª Dinastia)

Mensagem por Amunherkhepeshef em 15th Outubro 2014, 9:01 pm

Estátua de granito negro com a representação de Ramsés II sentado vestindo a azul ou coroa de guerra (khepresh). 
Descoberta por Drovetti, é provavelmente o mais belo retrato do rei, atualmente no museu egípcio de Turim.


Conhecido como Ramsés o Grande, ele foi de fato um grande faraó e vamos dizer que soube fazer seu marketing, colocando seu nome em todos os monumentos possíveis, até naqueles que não lhe pertenciam.
Seu nome Ramsés Meryamun, significa Nascido de Ra, Amado por Amon. Seu nome de trono Usermaatre-setepenre: A justiça de Ra é poderosa, Escolhido por Ra.
Seu pai foi Seti I e sua mãe a rainha Tuya. Esse faraó teve, pelo menos, duzentas esposas e concubinas, dentre elas temos três rainhas mais conhecidas, a favorita Nefertari, Istnofret, Maathornefrure (hitita) além de suas filhas e esposas Binthanath e Marytamon. Também é fato sempre mencionado que Ramsés II teve cerca de 96 filhos e 60 filhas.
Um de seus filhos Khaemwise era sacerdote de Ptah e governador de Mênfis, foi sepultado no Serapeum próximo aos sagrados Bois Ápis, o peitoral trazendo o nome de Ramsés II foi encontrado no túmulo de Khaemwise.
A rainha Nefertari também lhe deu um filho homem Amun-he-shepeshef que faleceu por volta dos quarenta anos. Ao todo Ramsés II sobreviveu a treze de seus filhos e foi o décimo quarto, Merenptah cuja mãe era Isnofret, quem herdou o trono.
Ramsés II assumiu o trono do Egito por volta dos vinte anos de idade e reinou durante uns sessenta e sete anos. Durante seu reinado ele foi responsável por inúmeras construções e seu nome está inscrito em outras que já existiam. Ele colocou seu nome em tudo, monumentos, estátuas e mandava inscrevê-lo tão profundamente de modo que ninguém mais pudesse inscrever por cima, como ele mesmo havia feito com os outros.
Dentre suas obras estão o Templo de Abu Simbel, Templo de Nefertari, a Sala Hipostila em Karnak, Templo em Abidos, Templo em Luxor, Ramesseum, a tumba de Nefertari (Vale das Rainhas) considerada a jóia do Vale, a tumba número 7 e a número 5 (que se acredita tenha sido construída para alguns de seus filhos e deve ser a maior tumba do vale) no Vale dos Reis, o Serapeum e outras. Também fundou a cidade de Pi-Ramsés no Delta.
Ramsés II acompanhou seu pai, Seti I em várias campanhas militares, como co-regente. Aos vinte e dois anos, liderou uma campanha à Núbia, junto com dois de seus filhos. Foi à guerra contra os hititas e lutou a famosa batalha de Kadesh.
Como chefe militar ele é muito questionado, mas sem dúvida, foi um gênio ao fazer sua propaganda, porque gastou muito tempo e espaço nas paredes alardeando suas vitórias. Parece que há diversas opiniões sobre Ramsés II. Alguns acreditam que ele foi mesmo o maior dos faraós, outros colocam dúvidas em tantas conquistas e feitos. Politicamente ele foi responsável por um tratado de paz entre o Egito e os Hititas.
Ramsés II foi sepultado no Vale dos Reis na tumba de número 7, mas sua múmia foi movida duas vezes e terminou no cache de Deir el-Bahari, onde foi encontrada.
Na verdade, os sacerdotes que moveram e re-enfaixaram a múmia de Ramsés II, também o fizeram com as múmias de Ramsés I, Seti I e Amenhotep I. Eles alegavam que estavam retirando os amuletos, enfeites e jóias, para proteger os corpos dos ladrões de tumbas, mas o que estavam fazendo era saquear as múmias antes que outros o fizessem. O mais interessante é que os sacerdotes documentaram isso tudo nas faixas de linho que cobriam as múmias.
Templo de Ramsés II em Abu Simbel


Para mais informações acerca do Templo de Abu Simbel, uma das obras primas deste faraó, acesse:



"Keep your eyes on the stars, and your feet on the ground."
Theodore Roosevelt
Administrador
avatar
Amunherkhepeshef
Administrador

Masculino
Mensagens : 125
Reputação : 29
Idade : 25
Data de inscrição : 07/05/2013
Pensativo

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://www.egiptologiabrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum