EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Teti (VIª Dinastia)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Teti (VIª Dinastia)

Mensagem por Carlinhos Suzin ® em 17th Outubro 2014, 9:07 am

Teti foi o primeiro faraó da VI dinastia egípcia.
Segundo o historiador Manetão - que o denomina Othoes - Teti teria reinado durante trinta anos. Contudo, alguns investigadores consideram que este valor é demasiado elevado e optam por um reinado de dez, doze anos de duração.
Foi casado com a princesa Iuput, que se acredita ser uma filha de Unas, o último rei da V dinastia, que não teve filhos do sexo masculino. O facto de Unas não ter tido filhos homens pode ter despoletado uma crise sucessória. A sustentar esta visão aponta-se o nome de Hórus de Teti, Seheteptaui, "O que pacificou as Duas Terras", uma possível alusão à reconciliação promovida por Teti. Foi também casado com Kauit e com Ueretimtés.
Uma das filhas de Teti, a princesa Sechechet, foi casada com o vizir Mereruka, que mandou erguer uma das mais belas mastabas de Sakara, situada nas proximidades da pirâmide de Teti.
Parte considerável dos altos funcionários do tempo de Unas permaneceram em funções, como Kagemni.
Teti isentou o templo de Abido do pagamento de impostos, tendo sido o primeiro monarca que se associou ao culto da deusa Hathor em Dendera.
De acordo com Manetão, Teti teria sido assassinado pela sua guarda pessoal. Contudo, não há provas que sustentem este relato, embora entre o seu reinado e o do seu sucessor, surge um rei pouco conhecido, Userkaré que alguns autores consideram como um usurpador e que pode ter participado na morte de Teti.
Foi sepultado em Sakara norte, numa pirâmide denominada "Duráveis são os lugares de Teti". Nesta pirâmide foi descoberta um estátua do rei que se encontra hoje em dia no Museu Egípcio do Cairo. À semelhança do que tinha sucedido com Unas, nas paredes da câmara funerária da pirâmide foram inscritos os Textos das Pirâmides, fórmulas religiosas que visavam ajudar o rei na sua viagem para o Além

Membro Honorário
avatar
Carlinhos Suzin ®
Membro Honorário

Masculino
Mensagens : 82
Reputação : 9
Idade : 13
Data de inscrição : 04/10/2014
Inspirado

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://asantigascv.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum