EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Anedjib (Iª Dinastia)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Anedjib (Iª Dinastia)

Mensagem por Carlinhos Suzin ® em 18th Outubro 2014, 9:53 am

Anedjib ou Adjib foi um faraó da I dinastia egípcia, habitualmente considerado como quinto soberano desta dinastia. Anedjib é o Nome de Hórus do monarca e significa "valente de coração".
Manetão atribui-lhe um reinado de vinte e seis anos. Como sucede com outros soberanos egípcios, não é clara a cronologia do seu reinado. De acordo com o egiptólogo alemão Jürgen von Beckerath terá reinado entre 2867 e 2861 a.C.; Jaromir Malek situa o seu reinado entre 2832 e 2826 a.C.
Pensa-se que era filho de Den. Foi provavelmente o primeiro rei a usar o Nome das Duas Damas e o Nome de Rei do Alto e Baixo Egipto na sua titulatura real.
Foi casado com Beterest, que tinha ligações familiares com os reis mênfitas. Para os investigadores que não o consideram filho de Den, esta pode ter sido a forma de Anedjib alcançar legitimidade real, dado que no Antigo Egipto a legitimidade dinástica era transmitida pelas mulheres.
Anedjib assumiu-se como rei do Alto e do Baixo Egipto, usando a dupla coroa (pschent), mas julga-se que não terá conseguido controlar as rebeliões que ocorreram nesta última região.
O seu túmulo é número 10 de Abidos, um dos mais pequenos túmulos reais construídos neste local, com câmara funerária feita em madeira; em compensação, as mastabas construídas durante o seu reinado são reveladoras de um certo requinte, como por exemplo a de Nebitka, provavelmente o seu vizir. Esta mastaba é considerada como antecessora da denominada pirâmide em degraus de Djoser da III dinastia.
O seu sucessor foi Semempsés, que ordenou a retirada do nome de Anedjib das inscrições. O motivo para tal pode estar relacionado com uma usurpação do poder por parte de Semempsés ou com a hipótese do próprio Anedjib ter sido um usurpador, cuja memória se pretendia apagar.



Impressão em argila de selo com o nome de Anedjib (Museu Britânico).
Membro Honorário
avatar
Carlinhos Suzin ®
Membro Honorário

Masculino
Mensagens : 82
Reputação : 9
Idade : 13
Data de inscrição : 04/10/2014
Inspirado

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://asantigascv.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum