EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Thutmose IV Menkheperure (XVIII ª Dinastia)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Thutmose IV Menkheperure (XVIII ª Dinastia)

Mensagem por Carlinhos Suzin ® em 18th Outubro 2014, 1:44 pm

Seu nome de nascimento significa Nascido do deus Thot, o nome de trono Menkheperure significa Eternas são as manifestações de Ra.

Existe uma lenda sobre esse faraó que o tornou famoso assim como ficou famosa a Estela do Sonho, que está entre as patas da Grande Esfinge em Gizé.

Thutmose IV acreditava que estava destinado a se tornar faraó por causa de um sonho que teve e os sonhos eram considerados palavras do deus no Antigo Egito.

A Estela do Sonho conta que, quando o jovem Thutmose estava numa caçada, muito cansado ele dormiu sob a sombra da esfinge (provavelmente da cabeça da esfinge). Então, ele sonhou que o deus sol Ra-Harakhte, na forma da esfinge lhe prometia que, se ele limpasse toda a areia que cobria o monumento, se tornaria faraó do Egito.

E foi exatamente o que aconteceu, ele se tornou o oitavo governante da 18ª Dinastia.

É bem provável que Thutmose IV seja o filho de Amenhotep II com Tiye sua esposa, mas egiptólogos especulam se a Estela do Sonho não seria uma maneira de legitimar sua subida ao trono. Não temos provas de que seu pai, Amenhotep II o tivesse reconhecido como herdeiro ou que ele tivesse sido co-regente do pai.




Objetos da tumba de Thutmose IV


Sabemos que Thutmose IV provavelmente casou-se com Mutemwiya, mãe de seu herdeiro Amenhotep III. Alguns estudiosos acham que essa esposa pode ter sido filha do rei Artatama de Mitani (um reino a nordeste da Mesopotâmia). Ele teve também outras esposas mas não se sabe se alguma era a primeira e principal.

Ao contrário de seu pai e de seu avô, Thutmose IV não possuía o estofo de líder militar e em seu reinado houve poucas campanhas do tipo, houve sim muita burocracia tanto religiosa quanto civil.

Quanto às construções, ele se dedicou muito mais a aumentar e decorar os templos e monumentos já existentes do que propriamente construir novos. Terminou um obelisco começado por Thutmose III em Karnak, fez pequenas obras em Alexandria, Heliópolis, Gizé, Abusir, Saqqara, Mênfis, Crocodilópolis, Hermópolis, Abidos, Amarna, Dendera, Karnak, Luxor, Tod, El kab, Edfu e Elefantina.

Sabe-se que Thutmose IV mandou erigir um templo para si próprio ao sul do Ramesseum e um santuário em alabastro em Karnak.

Sua tumba é a número 43 no Vale dos Reis e foi encontrada por Howard Carter (o mesmo que descobriu a tumba de Tutankhamon). Claro que já tinha sido saqueada pelos ladrões, mas também parecia inacabada quando da morte do faraó.

A decoração ao sul da câmara mortuária foi feita por Horemheb e mostra o roubo da tumba e os esforços feitos pelo próprio Horemheb para consertar tudo.

A múmia de Thutmose IV já havia sido encontrada junto com outras múmias na tumba de Amenhotep II.

Do reinado de Thutmose IV, foram encontradas as tumbas de Yuya e Thuya, Nakht e Menna no Vale dos Nobres. Os dois primeiros foram pais de sua mãe (seus avós maternos), Nakht era o fiscal dos vinhedos e celeiros e Menna era o Escriba dos Campos do Senhor das Duas Terras (como está inscrito em sua tumba).
Membro Honorário
avatar
Carlinhos Suzin ®
Membro Honorário

Masculino
Mensagens : 82
Reputação : 9
Idade : 13
Data de inscrição : 04/10/2014
Inspirado

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://asantigascv.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum