EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Tutankhamun - Nebkheperure (XVIIIª Dinastia)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Único Tutankhamun - Nebkheperure (XVIIIª Dinastia)

Mensagem por Amunherkhepeshef em 19th Outubro 2014, 10:37 pm

Reconstrução facial de Tutancâmon, feita por vários especialistas.

Seu nome significa Imagem viva de Amon. 
Seu nome de trono Nebkheperure O senhor das manifestações é Ra.

Esse faraó dispensa apresentações porque é o mais famoso de todos os tempos, desde que Howard Carter encontrou sua tumba em 1922. Nunca antes ou depois deste, foi encontrado tamanho tesouro, em todos os sentidos. Não só pelos valores materiais, mas principalmente porque através dos objetos encontrados se pode ter uma visão de todos os aspectos da vida na época.

Além de tudo isso, é quase impossível imaginar o que um faraó de grande importância teria levado para sua tumba, porque afinal, Tutankhamon reinou por apenas nove anos e ninguém ia perceber sua falta se não fosse encontrado intacto seu túmulo.

Na realidade esse foi um faraó pouco conhecido que era apenas um menino ao assumir o trono e jovem ainda quando faleceu. Tutankhamon é mais conhecido por ter retomado o culto a Amon e conseqüentemente ter dado novamente grande poder aos sacerdotes. Ele reabriu os templos de Amon e as suas obras que conhecemos, foram adições aos templos de Luxor e de Karnak.

As relações entre Akhenaton, Smenkhkare e o faraó Tutankhamon são desconhecidas. É possível que Tutankhamon fosse filho de Akhenaton e Nefertiti ou talvez irmão de Akhenaton, pode ter sido um parente ou sobrinho, pode ter sido filho de Smenkhkare. Enfim há muitas possibilidades e nenhuma certeza.


Tutankhamon criança



Originalmente seu nome era Tutankhaton e ele deve ter sido criado em Amarna. Após a morte de Akhenaton, ele mudou seu nome para Tutankhamon. Evidentemente ele mesmo não tomou essa atitude e sim seus conselheiros, porque ele era uma criança que foi coroada aos nove anos de idade.

Portanto, se assume que quem governou o Egito nessa época foram provavelmente Ay e Horemheb, como conselheiros do faraó menino. Talvez seja por esse motivo que o faraó Tutankhamon não está registrado nas listas de reis. Horemheb usurpou a maior parte do que havia em nome do faraó, inclusive a Estela da Restauração (sobre a restauração da antiga religião).

Tutankhamon morreu com dezesseis ou dezessete anos e dizem que foi assassinado. Nada disso está provado e portanto tudo é especulação.

A famosa tumba de Tutankhamon a de número 62 no Vale dos Reis que foi encontrada cheia de maravilhosos tesouros além da múmia do faraó, não era sua tumba original. A original era a de número 23, mas não estava pronta quando ele morreu, então ele foi sepultado na 62, que era antes, um local para armazenamento.

Entre as coisas encontradas na sua tumba havia dois pequeninos caixões contendo dois fetos mumificados que se presume fossem filhos do faraó nascidos prematuros. Ele não deixou herdeiros.

O que ocorreu de muito estranho foi que, após a morte de Tutankhamon, sua esposa, Ankhesenamun escreveu ao rei dos Hititas pedindo que enviasse um filho seu para casar com ela. O rei não acreditou em coisa tão espantosa, e até averiguar a verdade e mandar o filho, a história já era conhecida, de modo que o rapaz foi morto logo na fronteira pois tanto Ay quanto Horemheb tinham todos os motivos para não desejarem esse casamento.

Parece que ela foi obrigada a casar-se com Ay (que já era bem velho, provavelmente era pai de Nefertiti) e logo depois não existe mais nada que fale sobre a rainha. Talvez pelo fato de ter escrito aos hititas ela tenha caído em desgraça com o novo faraó. Mas foi assim que Ay se tornou legalmente o faraó.



"Keep your eyes on the stars, and your feet on the ground."
Theodore Roosevelt
Administrador
avatar
Amunherkhepeshef
Administrador

Masculino
Mensagens : 125
Reputação : 29
Idade : 25
Data de inscrição : 07/05/2013
Pensativo

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://www.egiptologiabrasil.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Único Re: Tutankhamun - Nebkheperure (XVIIIª Dinastia)

Mensagem por Luise Rodrigues em 30th Outubro 2014, 8:46 pm

Tut é um dos meus faraós preferidos, apesar de não estar na lista do "TOP 10 Faraós Mais Importantes"... E até hoje não entendo a minha predileção por ele, sendo que, quando comecei a estudar o Egito, o primeiro material que me chegou em mãos falava da tumba dos filhos de Ramsés II (ou algo assim). Faraó Extravasante Mas aqui, pensando bem, acho que é essa não-importância e super-fama que levam a querer entender quem foi esse personagem na história do Egito.


Luíse de Oliveira Rodrigues/Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Ciências Humanas
- Licenciada em História UFPEL 2013/2 - Bacharela em História UFPEL 2015/2 -
Colaborador
avatar
Luise Rodrigues
Colaborador

Feminino
Mensagens : 90
Reputação : 7
Idade : 27
Data de inscrição : 05/10/2014
Nerd

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://imperiodetutankhamon.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Único Re: Tutankhamun - Nebkheperure (XVIIIª Dinastia)

Mensagem por Luise Rodrigues em 3rd Janeiro 2015, 9:16 pm

PULSEIRA DE TUT

Pulseira de ouro, com escaravelho, incrustada com lápis-lazúli. A pequena circunferência desta pulseira sugere que foi feita para Tutankhamon quando ele era criança.



Luíse de Oliveira Rodrigues/Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Ciências Humanas
- Licenciada em História UFPEL 2013/2 - Bacharela em História UFPEL 2015/2 -
Colaborador
avatar
Luise Rodrigues
Colaborador

Feminino
Mensagens : 90
Reputação : 7
Idade : 27
Data de inscrição : 05/10/2014
Nerd

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://imperiodetutankhamon.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Único evento relacionado

Mensagem por Sâmmer Maisur Ismail em 14th Junho 2015, 5:10 pm

O Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, em São Paulo, recebe o "Museu Itinerante Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa", que consiste em uma exposição de peças arqueológicas, entre 82 obras arqueológicas originais e 68 reproduções de peças famosas, pertencentes aos períodos distintos, como desde peças de aproximadamente 4.500 a.C a peças posteriores a Cristo, tanto do Antigo Egito como da Terra Santa. O acervo pertence ao Maisur Ismail Ottman Musa, estudioso que desde 1995 percorre o território brasileiro com o objetivo de disseminar a história das civilizações.

A mostra pode ser conferida de 10 de maio à 02 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. O ingresso para a entrada custa até R$ 12 e, uma vez comprado, o visitante pode retornar à mostra quantas vezes quiser com o mesmo ingresso, inclusive nas palestras que ocorrem todos os sábados e domingo às 16:00 e 20:00 Horas, até o dia 02 de agosto.
Camponês
avatar
Sâmmer Maisur Ismail
Camponês

Mensagens : 1
Reputação : 1
Data de inscrição : 14/06/2015
Humor Indefinido

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Único Re: Tutankhamun - Nebkheperure (XVIIIª Dinastia)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum