EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Thutmose III - Menkheperre (XVIIIª Dinastia)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Thutmose III - Menkheperre (XVIIIª Dinastia)

Mensagem por Carlinhos Suzin ® em 4th Outubro 2014, 1:14 pm


Seu nome significa Nascido do deus Thot. Seu nome de trono Menkheperre significa Duradouras são as manifestações de Ra.
Thutmose III foi um dos grandes faraós do Egito e é espantoso que sua tia e regente Hatshepsut tenha conseguido dominá-lo durante mais de vinte anos, impedindo-o de reinar.

Evidentemente, desde que Hatshepsut reinou em seu lugar, Thutmose III após tomar o trono, fez o possível para apagar todos os vestígios do reinado dela. Apagou imagens, nomes, destruiu as estátuas e removeu todas as referências àquela que, para ele, foi a usurpadora de seu trono.

Os estudiosos ainda discutem se Hatshepsut foi uma usurpadora mesmo ou se tomou o poder pensando em preservar o país e o trono. Parece que durante seu reinado, Hatshepsut nada fez para diminuir o papel de seu sobrinho, inclusive o representando sempre nos murais.

E Thutmose talvez tenha servido no exército durante o tempo em que ela reinou, se preparando para assumir o trono, porque tudo indica que ele foi um grande guerreiro.

Thutmose III foi um grande faraó e um grande líder militar que comandou muitas campanhas. Como a história é escrita através textos encontrados, e como nunca, um faraó iria descrever suas derrotas, parece que ele foi um grande vencedor, chegando às margens do rio Eufrates nas campanhas no norte e também no sul entrando pela Núbia onde construiu templos.

Todos esses eventos estão inscritos, especialmente em Karnak, porque o exército egípcio marchava com seu comandante Thutmose III sob a bandeira do deus Amon (e o templo enriquecia com os espólios de guerra).

Esse faraó deixou muitas obras, templos em Kom Ombo, Edfu, Eklab, Tod, Amant, Akhmin, Hermópolis, Heliópolis e como todos os outros faraós aumentou o Templo de Amon em Karnak, onde estão descritos os presentes valiosos que ele deu ao templo trazidos das campanhas militares.

Thutmose III também mandou erguer dois obeliscos no templo, que hoje estão em Istambul. Além disso, construiu um templo em Karnak em que há uma sala com representações de animais e plantas que ele trouxe da Síria. Essa sala é chamada de Jardim Botânico.

Tumba de Thutmose III

Em 1898 foi descoberto seu túmulo no Vale dos Reis, por Victor Loret, é o número 34. É uma tumba profunda, decorada com figurinhas de deuses, mas estava muito danificada pois já havia sido saqueada pelos ladrões de túmulos.

Ele encontrou apenas o sarcófago, restos de mobília destruídos e estátuas de madeira. A múmia de Thutmose III não estava lá, ela já tinha sido encontrada em 1881 no cache de Deir el-Bahari.

O faraó também ergueu uma tumba para sua esposa Hatshepsut-Maeryetra (filha de Hatshepsut) no número 42 do Vale dos Reis. Ela sobreviveu a ele e foi honrada como Rainha Mãe durante o governo de seu filho Amenhotep II. Para seu pai, o faraó fez um novo sarcófago e um novo funeral no número 38 do mesmo Vale dos Reis.

Os nobres e oficiais de sua corte foram sepultados no Vale dos Nobres, onde foram descobertos túmulos fabulosos com trabalhos artísticos surpreendentes que atestam a riqueza do Egito no reinado de Thutmose.

Seu vizir Rekhmire foi sepultado na tumba de número 100, uma das mais belas, com muitas cenas da vida diária e inscrições contando o trabalho do vizir.


Última edição por David em 19th Outubro 2014, 6:58 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Atualização de informações/reformulação.)
Membro Honorário
avatar
Carlinhos Suzin ®
Membro Honorário

Masculino
Mensagens : 82
Reputação : 9
Idade : 14
Data de inscrição : 04/10/2014
Inspirado

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://asantigascv.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum