EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Thutmose I Akheperkare (XVIII ª Dinastia)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Thutmose I Akheperkare (XVIII ª Dinastia)

Mensagem por Carlinhos Suzin ® em 18th Outubro 2014, 10:41 am





Existem pelos menos duas teorias sobre as origens desse faraó, ele pode ter sido apenas o comandante militar de Amenhotep I ou pode ter sido filho de Ahmose (pai de Amenhotep I) com outra esposa.

Sem dúvida ele deve ter sido co-regente do faraó Amenhotep I, de modo que pode ter sido designado como seu sucessor. De qualquer maneira ele deve ter sido um grande comandante militar.

Thutmose casou com Ahmose (irmã de Amenhotep I e filha do faraó Ahmose I), sua esposa principal e possivelmente sua outra esposa era Mutnofret irmã da esposa principal.

Sua mãe deve ter sido Semiseneb (um nome bastante comum na época).

Seu nome de nascimento Thutmose significa Nascido do deus Thot. Seu nome de trono era A-Kheper-ka-re (Aakheperkara) que significa Grande é a alma de Ra.

Thutmose I fez muitas campanhas militares na Ásia e na Núbia, provavelmente prosseguindo os planos de Amenhotep I. Nessas campanhas ele levou as fronteiras do Egito até a Terceira Catarata na Núbia.

Conta a lenda (ou será a verdade?) que o faraó derrotou o chefe núbio num combate homem a homem e retornou a Tebas com o corpo do chefe núbio preso à proa do seu barco. No Delta ele prosseguiu a luta contra os hicsos e lutou contra os sírios, alcançando até o rio Eufrates.

Thutmose I trouxe ao Egito uma certeza de estabilidade e um novo orgulho especialmente aos tebanos.

Através da Estela de Abidos ficamos sabendo das suas obras em Tebas. Como construtor Thutmose entregou suas obras ao arquiteto Ineni, que aumentou bastante o templo de Amon em Karnak, adicionando pilares, estátuas e um dos maiores obeliscos do Egito, além de outras obras.

Embelezou o templo de Osíris e fez obras em Gizé, há inúmeras outras obras deixadas por ele em Elefantina, Armant, el-Hiba, Mênfis e Edfu. Na alta e baixa Núbia, na Quarta Catarata e em Napata, em Semna, Buhen, Aniba também há traços de suas obras. No Sinai há objetos com seu nome em Serabit el-Khadim.

Seu herdeiro foi o filho da segunda esposa, Mutnofret (irmã da esposa principal), Thutmose II. Mas, na verdade, o herdeiro mais famoso foi uma filha, a rainha faraó Hatshepsut filha da esposa principal Ahmose.

Há dúvidas sobre a localização do túmulo de Thutmose I. Sua tumba pode ter sido a de número 20 no Vale dos Reis feita para ele e para sua filha Hatshepsut e que contém dois sarcófagos de quartzito amarelo, um com seu nome inscrito e outro com o de sua filha.

Na tumba de número 38, investigada por Victor Loret em 1899, foi encontrado um sarcófago do rei também. É possível que essa tumba tenha sido preparada para o faraó por seu neto Thutmose III. O arquiteto Ineni foi o responsável pela construção.

Ineni foi sepultado no Vale dos Nobres e também prestou serviços à Hatshepsut.

A múmia de Thutmose I foi encontrada junto de outras no cache de Deir el-Bahari.

Membro Honorário
avatar
Carlinhos Suzin ®
Membro Honorário

Masculino
Mensagens : 82
Reputação : 9
Idade : 14
Data de inscrição : 04/10/2014
Inspirado

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://asantigascv.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum