EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Ptolomeu IV Philopator I (Dinastia Ptolomaica)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ptolomeu IV Philopator I (Dinastia Ptolomaica)

Mensagem por Carlinhos Suzin ® em 20th Outubro 2014, 8:35 am




Ao assumir o trono, usou o nome egípcio Iwaennetjerwy-menkhwy Setepptah Userkare Sekhemankhamun, que significa Herdeiro dos (dois) deuses benéficos, Escolhido de Ptah, Poderosa é a alma de Ra, Imagem viva de Amon.

Os Ptolomeus governaram o Egito como se o país fosse sua propriedade privada, mas, mesmo assim conseguiram bons resultados, pelo menos em Alexandria. O povo egípcio os suportava porque não havia nada que pudessem fazer a respeito, embora quando sentiam alguma fraqueza, explodiam em rebeliões na tentativa de restabelecer as tradições e o governo sob um egípcio, mantendo o centro do poder em Mênfis.

Do governo de Ptolomeu IV em diante, podemos notar um declínio geral. Na administração, as intrigas, os reveses militares e as crises econômicas.

Este Ptolomeu levou uma vida dissoluta, seu cúmplice, Sosibius, se tornou indispensável. Talvez até influenciado por ele, Ptolomeu mandou envenenar e escaldar sua mãe e seu irmão Magus.

Ptolomeu teve problemas com os sírios, sob o comando de Antiochus III. Então, formou um grande exército de mercenários estrangeiros e acompanhado de sua irmã mais nova, Arsinoe, partiu para a guerra. Ptolomeu foi vitorioso mas na verdade, não ganhou muito com essa vitória, apenas, para o bem ou para o mal, um exército muito bem treinado.

Quando voltou ao Egito, Ptolomeu casou com sua irmã e após sete anos ela lhe deu um herdeiro para o trono egípcio. O problema é que nessa altura, Ptolomeu já estava apaixonado por outra, Agathoclea que se tornou sua amante. Ela e o irmão dela, Agathocles encorajavam os vícios do rei.

As tropas egípcias, bem treinadas agora, se rebelaram e conseguiram a libertação do sul do país, que pelo menos por algum tempo, foi governado por um rei nativo. Isso criou mais um problema para Ptolomeu IV, porque precisava dos mercenários para defendê-lo e para isso tinha que ter como pagá-los. A situação econômica estava cada vez pior.

No quesito artes, Ptolomeu IV não ficou atrás de seus antecessores, embora fosse um amador, ele escreveu uma tragédia chamada Adonis. Também fundou o Homereion, um templo em homenagem a Homero, em cujo interior havia uma estátua do poeta circundado por figuras que representavam as cidades que clamavam para si a honra de ter sido o local de nascimento de Homero.

Ele fez obras no Templo de Isis em Philae, em Tanis, no templo de Montu em Medamud, no templo ptolemaico de Hathor, no templo de Khonsu em Karnak e no templo de Hórus em Edfu.

Ptolomeu IV deve ter sido sepultado em Alexandria. Acredita-se que Arsinoe permaneceu sendo sua esposa e seu filho Ptolomeu V era uma criança. Ela queria o poder como regente do filho, mas, Sosibius e Agathocles também queriam. Eles provavelmente mataram Arsinoe e Sosibius desapareceu da história, não se sabe o que lhe aconteceu. Agathocles ficou sendo regente usando um testamento forjado de Ptolomeu IV.

De qualquer maneira o povo não aceitou a situação e ele foi linchado pela multidão, que estava mais politizada e foi atrás dos parentes e cúmplices de Agathocles.
Membro Honorário
avatar
Carlinhos Suzin ®
Membro Honorário

Masculino
Mensagens : 82
Reputação : 9
Idade : 14
Data de inscrição : 04/10/2014
Inspirado

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://asantigascv.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum