EgiptologiaBrasil
Bem-vindo ao fórum Egiptologia Brasil! Zen

Faça seu cadastro ou login gratuitamente.
Ao se cadastrar, você ganhará o direito de escrever mensagens, responder e publicar tópicos, tirar suas dúvidas e muito mais.

O cadastro leva menos de um minuto.


Atenciosamente, Equipe Egiptologia Brasil.
Acompanhe no Facebook
Conectar-se

Esqueci minha senha

Os membros mais ativos do mês


Ptolomeu V Epiphanes (Dinastia Ptolomaica)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ptolomeu V Epiphanes (Dinastia Ptolomaica)

Mensagem por Carlinhos Suzin ® em 20th Outubro 2014, 8:37 am


Tetradracma com a efígie de Ptolomeu V



Ptolomeu V Epiphanes - sem dúvida a vida foi difícil para Ptolomeu V. Seu pai, Ptolomeu IV morreu aos 41 anos após uma vida dissoluta. Sua mãe foi assassinada pelos conselheiros de seu pai (Agathocles e Sosibius), que foram as pessoas designadas para cuidarem do herdeiro que tinha apenas cinco anos de idade.

O povo ao descobrir o assassinato de Arsinoe (mãe do herdeiro) linchou Agathocles, e Sosibius desapareceu não se sabe como. Acontece que o menino foi criado por um conselheiro ambicioso atrás do outro.

Ptolomeu IV já havia deixado como herança muitos problemas políticos e sociais e agora os problemas aumentavam, com o Alto Egito em plena ebulição. Com uma série de reis verdadeiramente egípcios, o Alto Egito já se portava como independente, impedindo o governo de Alexandria de receber tributos, que muito faziam falta para pagar os mercenários do exército que lutavam contra os rebeldes.

Foi por esse motivo que decidiram coroar o jovem herdeiro quando fizesse doze anos, em Mênfis. Ele foi o primeiro Ptolomeu a ser coroado em Mênfis e deu inicio à tradição.

Ptolomeu V usou o nome egípcio Iwaennetjerwy-merwyitu Setepptah Userkare Sekhem-ankhamun, o mesmo que seu pai e que significa Herdeiro dos (dois) deuses benéficos, Escolhido de Ptah, Poderosa é a alma de Ra, Imagem viva de Amon.

Tudo isso foi registrado pelos sacerdotes de Mênfis e inscrito em hieróglifos, demótico e grego numa pedra, a famosa Pedra de Rosetta encontrada em 1799 e que permitiu que Jean-François Champollion decifrasse a escrita hieroglífica.

Durante o governo de Ptolomeu V o Egito perdeu as terras conquistadas, enfrentou revoltas no sul e também fases de fome com baixa inundação do Nilo.

Ptolomeu V casou com a filha de Antiochus o Grande. Seu nome era Cleópatra (foi a primeira Cleópatra) e deu a ele dois filhos e uma filha.

Ptolomeu V faleceu com vinte e oito anos, muitos dizem que ele foi envenenado. Antes de sua morte ele conseguiu retomar o sul do Egito de Ankhwennefer e acabou com as rebeliões no Delta, deixando um governo fraco mas estável para sua esposa Cleópatra governar como regente de seu herdeiro Ptolomeu VI, Philometor.

O rei Ptolomeu V foi sepultado provavelmente em Alexandria, mas sua tumba nunca foi encontrada.
Membro Honorário
avatar
Carlinhos Suzin ®
Membro Honorário

Masculino
Mensagens : 82
Reputação : 9
Idade : 14
Data de inscrição : 04/10/2014
Inspirado

Respeito às Regras :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário http://asantigascv.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum